quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Teoria do Caos X Efeito Borboleta


A Teoria do Caos, diz resumidamente que determinados resultados podem ser "instáveis" ainda que contando com os mesmos parâmetros e variáveis, pois a ação e interação destes elementos podem ocorrer de forma praticamente aleatória. Estes resultados apresentam uma grande sensibilidade a perturbações o que os torna na prática imprevisíveis.

O Efeito Borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da Teoria do Caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular:
"O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar um tufão do outro lado do mundo."
Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta. O Efeito Borboleta encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas, médicas, biológicas ou humanas, na arte ou religião, entre outras aplicações.





Chaos Theory, filme de 2007 é estrelado por Ryan Reynolds(Frank Allen) interpretando uma personagem que possui "absoluto" controle do tempo, que inclusive ministra palestras sobre como gerenciar o tempo. Frank vê sua vida se tornar um caos após uma pequena confusão com o relógio, o que o faz sair atrasado para seus compromissos, a partir daí sucede uma série de pequenos acontecimentos que resultam em uma confusão sem precedentes. Este é um filme que trata de forma bem próxima a realidade a teoria do caos mostrando como eventos que aparentemente desconexos interagem gerando resultados imprevisíveis.






Efeito Borboleta(The Butterfly Effect) lançado em 2004 conta com Ashton Kutcher (Evan)  e Amy Smart (Kayleigh Miller). Neste filme fica bem claro o poder que nossas escolhas têm, ainda que não apresentemos o mesmo "dom" de Evan, que pode voltar no tempo e alterar acontecimentos passados. A cada escolha que fazemos uma série de outros eventos ocorrem e é justamente essas escolhas que determinam quem somos e fazem com que o filme se desenrole. O filme Efeito Borboleta apresenta duas continuações, porém nenhuma mais interessante que o primeiro filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário